sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Chave do Euromilhões

E se eu vos dissesse que conheço um funcionário da Santa Casa da Misericórdia que anda desesperado atrás de uma pessoa para lhe entregar um primeiro prémio do Euromilhões e que essa pessoa se recusa a recebê-lo e ainda goza com o funcionário?

De certeza que vocês levariam as mãos à cabeça e dariam uma resposta do género: não sei quem é mais estúpido, se o funcionário se o vencedor do Euromilhões. Mas eu é que não corria atrás dele. Não quer, adeuzinho. Que se dê o prémio a quem realmente precisa e o quer...

Sei que ninguém acredita que esta situação se tenha passado. Mas eu digo que se passa TODOS os dias à nossa volta e muitas vezes até connosco. Basta imaginar que o primeiro prémio do Euromilhões é cada um de nós. Faz mais sentido?

Custa-me ver amigos meus sofrerem tanto por relações que fracassaram, muitas vezes por manifesta culpa do parceiro. Custa-me ver amigos com o primeiro prémio do Euromilhões no coração, desesperados por o entregarem a quem o tratou mal ou ao primeiro que aparecer.

Por norma, nunca ninguém perdeu um parceiro. Perdeu uma ilusão de relação que, afinal não tinha. Perdeu alguém que a/o fez sofrer e desprezou esse Euromilhões. Num raciocínio frio, não perdeu absolutamente nada e até se poupou a decepções futuras.

Eu aconselho a todos os meus amigos o exercício matinal do espelho. Na primeira ida à casa de banho, olhem no espelho e apresentem-se à pessoa que é, para cada um de nós, a mais importante do mundo. E convençam-se que para ganharem esse Euromilhões, terá de ser alguém que se esforce mesmo muito e vos trate da única maneira que vocês merecem.

Fácil de falar? Claro que é...
Difícil de cumprir? Todos sabem que sim.

Afinal, graças a Deus, somos todos humanos. É por isso que gosto tanto de vocês.

PS1 - Façam mais um favor a vós próprios: não se culpem em demasia pelas fraquezas. Não ajuda nada. Concentrem-se apenas no supremo gozo das vitórias que chegam a parecer impossíveis, alcançadas depois de tantas vezes que cairam e se levantaram. É nessa altura que as nódoas negras se transformam em medalhas.

PS2 - Atenção que eu estive a escrever para mim também...

PS3 - Para que conste, eu acho mesmo que cada um de vós é um primeiro prémio do Euromilhões.

3 comentários:

Ana Cristina Pessoa disse...

Posso dizer que para mim tu também és um primeiro prémio do Euromilhões, não estou a dar graxa ;), sabes mto bem que foste, és e serás o melhor padrinho, os meus pais não podiam ter escolhido melhor.
Não estou habituada a ler este tipo de coisas escritas por ti, mas sinceramente continua, tás lá ;)!
Beijocas gdes!
Cristina
P.S. Liga-me quando chegares à bela cidade do Cacém!
Beijocas gdes!

jorge pessoa e silva disse...

Cristininha, agora deixaste-me embasbacado...

Beijocas e obrigado eu, que acho que és melhor afilhada do que eu pradrinho...

Beijinhos

Unknown disse...

Sabes que, por vezes, a pessoa contemplada foge mas não é porque não quer o euromilhões ou porque não vê que está a receber o euromilhões; é apenas por receio, insegurança, falta de fé entre outras coisas. São sentimentos humanos. :)

Beijos