domingo, 27 de dezembro de 2009

Pensamento do dia I

Somos seres estranhos: passamos a vida a fazer coisas que detestamos com o objectivo de ganharmos dinheiro para comprarmos coisas de que não necessitamos e, assim, impressionarmos pessoas que não nos agradam.

Autor desconhecido

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O azar, esse impostor

Custa-me ouvir pessoas dizerem que são azaradas, que são vítimas do destino ou até marcadas por um qualquer poder oculto. No amor, então, é ainda mais comum, por norma após algumas experiências que correram mal.

Em primeiro lugar, mesmo que as pessoas não percebam isso ou o façam de forma inconsciente, esses lamentos não deixam de ser uma forma indirecta de se auto-elogiarem. Com tanta gente no mundo, que privilégios especiais gozam certas pessoas junto dos poderes ocultos ou deuses do além para serem escolhidas como alvo do azar, de pragas ou de destino?

Segundo, há claramente uma tendência para a desresponsabilização. A culpa é sempre dessas forças negativas...

Eu sou um ser frágil, que comete muitos erros, mas que, passe a presunção, nunca cometeu o mais perigoso de todos: a desresponsabilização. Porque eu sei que neste mundo nunca ninguém me fez tão mal, e continua a fazer e sempre fará, do que eu próprio.

Eu aceito que as pessoas sejam frágeis. Que cometam erros e tenham debilidades para lidarem com certo tipo de situações. Não deixo de gostar delas por isso, não deixo de as apoiar. Mas tento ser intransigente em matéria de verdade. Porque eu sou o primeiro a dizer que sou fraco. Nisto, naquilo, no que quer que seja. Porque eu sei que sofro por ser frágil e até fraco nalgumas matérias, mas sofreria muito mais se soubesse que sou mentiroso para mim mesmo. Até porque nenhuma cura se pode iniciar sem que reconheça, primeiro, ter um problema.

Quanto ao destino, aos azares ou aos deuses, deve ser a única coisa em que não deixo que metam a colher na minha vida. Quanto aos restantes, estejam à vontade.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Chave do Euromilhões

E se eu vos dissesse que conheço um funcionário da Santa Casa da Misericórdia que anda desesperado atrás de uma pessoa para lhe entregar um primeiro prémio do Euromilhões e que essa pessoa se recusa a recebê-lo e ainda goza com o funcionário?

De certeza que vocês levariam as mãos à cabeça e dariam uma resposta do género: não sei quem é mais estúpido, se o funcionário se o vencedor do Euromilhões. Mas eu é que não corria atrás dele. Não quer, adeuzinho. Que se dê o prémio a quem realmente precisa e o quer...

Sei que ninguém acredita que esta situação se tenha passado. Mas eu digo que se passa TODOS os dias à nossa volta e muitas vezes até connosco. Basta imaginar que o primeiro prémio do Euromilhões é cada um de nós. Faz mais sentido?

Custa-me ver amigos meus sofrerem tanto por relações que fracassaram, muitas vezes por manifesta culpa do parceiro. Custa-me ver amigos com o primeiro prémio do Euromilhões no coração, desesperados por o entregarem a quem o tratou mal ou ao primeiro que aparecer.

Por norma, nunca ninguém perdeu um parceiro. Perdeu uma ilusão de relação que, afinal não tinha. Perdeu alguém que a/o fez sofrer e desprezou esse Euromilhões. Num raciocínio frio, não perdeu absolutamente nada e até se poupou a decepções futuras.

Eu aconselho a todos os meus amigos o exercício matinal do espelho. Na primeira ida à casa de banho, olhem no espelho e apresentem-se à pessoa que é, para cada um de nós, a mais importante do mundo. E convençam-se que para ganharem esse Euromilhões, terá de ser alguém que se esforce mesmo muito e vos trate da única maneira que vocês merecem.

Fácil de falar? Claro que é...
Difícil de cumprir? Todos sabem que sim.

Afinal, graças a Deus, somos todos humanos. É por isso que gosto tanto de vocês.

PS1 - Façam mais um favor a vós próprios: não se culpem em demasia pelas fraquezas. Não ajuda nada. Concentrem-se apenas no supremo gozo das vitórias que chegam a parecer impossíveis, alcançadas depois de tantas vezes que cairam e se levantaram. É nessa altura que as nódoas negras se transformam em medalhas.

PS2 - Atenção que eu estive a escrever para mim também...

PS3 - Para que conste, eu acho mesmo que cada um de vós é um primeiro prémio do Euromilhões.